Investigação

UNIDCOM

A investigação constitui-se como um dos principais contributos que a academia pode dar à sociedade. Neste pressuposto, o IADE apoiou a criação da Unidade de Investigação em Design e Comunicação – UNIDCOM/IADE, onde decorre a maioria das suas atividades de I&D+i.

A UNIDCOM encontra-se acreditada pela FCT desde 2003 e conta atualmente com 108 investigadores, dos quais 51% (55) são doutores, com origem em diversas instituições de ensino, nacionais e estrangeiras, e representando diversas áreas do saber.

Na promoção da investigação, a UNIDCOM tem investido no apoio à formação dos novos investigadores, integrando doutorandos nos seus grupos de investigação, bem como envolvendo-se em inúmeras atividades de disseminação e transmissão do conhecimento, como workshops, conferencias, cursos de curta duração, e publicações de livros e revistas, muitas delas em colaboração com outras instituições e centros de investigação nacionais e internacionais.

 

A missão da UNIDCOM é estudar o Design, como integrador de sistemas, e a Comunicação. Esta missão é cumprida através de:

  • Investigação: realização de investigação inovadora em design e comunicação;
  • Estudos pós-graduados: articulação com os ciclos de estudos pós-graduados do IADE;
  • Atividades de I&D+i: nomeadamente a transferência do conhecimento para a sociedade através de projetos em consórcios.

 

A tónica das atividades da UNIDCOM pode ser descrita com três palavras-chave: diversidade, reconhecimento, e relevância.

Diversidade
A UNIDCOM defende uma cultura científica que promove a diversidade disciplinar, teórica e metodológica. Assim, a investigação na UNIDCOM caracteriza-se por uma grande diversidade teórica e metodológica, de natureza sobretudo multidisciplinar e transdisciplinar. A equipa integra investigadores de diferentes áreas disciplinares – Design, Arquitetura, Engenharia, Psicologia, História, Antropologia, Sociologia, Filosofia, entre outras, integrados nos quatro GI.

Reconhecimento
A UNIDCOM almeja alcançar reconhecimento nacional e internacional, estando, por isso, fortemente empenhada no estabelecimento de critérios e procedimentos de atuação e avaliação que lhe permitam alcançar a notoriedade ambicionada. Neste contexto, a UNIDCOM também procura fortalecer a colaboração com outras unidades, laboratórios e centros de investigação.

Relevância
Tendo uma agenda de investigação muito abrangente, a UNIDCOM confere especial atenção à relevância da investigação realizada, procurando ter um papel positivo na sociedade.

 

A UNIDCOM/IADE possui os seguintes órgãos de carácter colegial, autónomos 
do IADE-U, que se regem pelo Código de Procedimento Administrativo:

  • Conselho Diretivo
  • Conselho de Coordenação Executiva
  • Conselho Científico
  • Comissão Externa de Acompanhamento
  • Grupos de Investigação

 

Para saber mais sobre a UNIDCOM/IADE consulte: unidcom.iade.pt