Investigação

Grupos de Investigação

A UNIDCOM/IADE está atualmente organizada em quatro Grupos de Investigação (GI), com um coordenador para cada grupo, na dependência hierárquica do Presidente e Coordenador Científico da Unidade e nomeado por proposta do Conselho Científico da Unidade:

  • Mapear Design
  • ID:Co.Lab
  • IDEAS(R)Evolution
  • UX.Project[ON]

 

Mapear Design: História, produtos, cultura e identidade

Coordenação: Professora Doutora Helena Souto,

O grupo é definido como núcleo de investigação voltado para a experimentação, aplicação e ação, disponibilizando uma investigação reflexiva capaz de posicionar as nossas ações numa linha do tempo, bem como compreender o nosso papel contemporâneo. O resultado deste grupo de investigação irá contribuir para o conhecimento e difusão em Projeto Cultural Português traduzido em informações sistemáticas sobre os principais atores, produtos e métodos, bem como sobre as capacidades ou dificuldades das instituições culturais e do sector para compreender, apoiar e materializar os produtos de design. Portanto, um forte contributo para a visibilidade de Projeto Cultural Português e para o desenvolvimento de estudos de concepção e crítica, concorrendo para atingir os objetivos estratégicos da Unidade de investigação.

 

ID:Co.Lab - Investigação Colaborativa em Design e Inovação Sustentável

Coordenação: Professora Doutora Ana Margarida Ferreira.

Este grupo de investigação aplicada utiliza métodos criativos e explora os processos de design colaborativo e centrado no utilizador para gerar inovação sustentável, principalmente para a produção das indústrias culturais e criativas. As atividades do grupo estão diretamente relacionados com as atividades e objetivos de natureza académica do IADE-U, bem como com a sua responsabilidade social. Destina-se a implementar a ligação entre a investigação, a criatividade, a inovação e outras atividades de gestão da produção, para o empreendedorismo e a mudança social, contribuindo para a economia do conhecimento e o crescimento sustentado, com base nas caraterísticas originais do património material, tecnológico e cultural português.

 

IDEAS(R)EVOLUTION - Sistema Holístico Multidimensional para a Inovação das Empresas e do Desenvolvimento dos Territórios:

Coordenação: Professor Doutor António Cruz Rodrigues.

Ideas(R)evolution é um grupo de investigação de natureza transversal e multidisciplinar, orientado para áreas de conhecimento aplicado como o design, o marketing, a gestão, a comunicação, a psicossociologia, a antropologia, a engenharia e a estatística. É um grupo de carácter operacional, que traduz os seus objetivos científicos na construção e na aplicação de metodologias em contextos de vida real, e em que os resultados permitem uma evolução constante de modelos, técnicas e ferramentas. As práticas participativas do Design são os elementos-chave e os pilares do desenvolvimento da base de conhecimento, e são orientados para a intervenção e mudança das organizações e da sociedade. As metodologias do grupo privilegiam métodos de investigação aplicada que têm como principal objetivo a construção e a transferência de conhecimento para o mercado, no âmbito do Design, das Marcas, dos Produtos, dos Serviços e do Empreendedorismo. O grupo de investigação Ideas(R)evolution recorre a um conjunto alargado de membros/investigadores internacionais e nacionais, que são especialistas numa multiplicidade de áreas de conhecimento, participando e coordenando projetos que envolvem países como Portugal, Brasil, Alemanha, Bélgica, Itália, Espanha, Áustria, Holanda, Turquia,....conferindo ao grupo uma dimensão internacional.

 

UX.Project[On] - Investigação de Design em Experiência do Utilizador

Coordenação: Professora Doutora Emília Duarte.

Este é um grupo focado em estudar a experiência de utilização (UX) e temas de design de interação, de acordo com a abordagem de design centrado no utilizador, com o objetivo de entender, otimizar e fazer a ponte da interação entre seres humanos e tecnologia digital, e para a inovação no desenvolvimento de novas soluções interativas e métodos de projeto. Esta equipa constitui um consórcio interdisciplinar envolvendo várias áreas: design, fatores humanos e ergonomia, psicologia, antropologia, filosofia, pedagogia, engenharia, matemática, arquitetura. Além disso, muitos dos temas de investigação envolvem parceiros corporativos, portanto, beneficiando da experiência, infraestrutura e instalações para a realização de programas de investigação e de produção eficientes. A investigação realizada atualmente neste grupo centra-se nos seguintes tópicos: Emotional Design; Smart Places; Segurança & Saúde; Identidade Cultural & Património; Design Intergeracional & Inclusivo; Educação Digital & Experiências de Entretenimento; Gamification; Segurança Nacional; Digital Future.