INSTITUIÇÃO

Responsabilidade Social

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL

A política de Responsabilidade Social (RS) do IADE serve três realidades: o Estudante, a Universidade e a Comunidade envolvente.
A relevância de uma experiência voluntária para o estudante acrescenta valor à sua formação profissional e enriquece a sua formação enquanto pessoa e cidadão.
Para o IADE, as práticas de responsabilidade social significam uma maior proximidade com a comunidade, uma participação útil e uma imagem de responsabilidade que vai ao encontro da sua própria filosofia institucional, cujos valores são pautados pela verdade, transparência, rigor e partilha de conhecimentos.
O ganho que isto significa na comunidade é inestimável. É numa narrativa de solidariedade e participação social que encontramos uma sociedade mais justa e equilibrada e que nos focamos num desenvolvimento sólido e sustentável. É este o benefício que oferecemos à comunidade.
Criar Profissionais Globais significa também promover cidadãos impactantes, sensibilizados e preparados para criarem um Mundo sustentável, a nível social, económico e ambiental.

 

OBJETIVOS

  1. Mobilizar a Comunidade do IADE para projetos de Responsabilidade Social de âmbito social e ambiental, envolvendo estudantes, professores e colaboradores;
  2. Consciencializar para a importância do voluntariado e da Responsabilidade Social Corporativa;
  3. Reforçar o IADE como uma entidade socialmente responsável.

PRINCÍPIOS
  • Responsabilização;
  • Diversidade;
  • Transparência;
  • Conduta ética;
  • Respeito pelos direitos humanos;
  • Respeito pelos interesses das partes interessadas, nomeadamente, estudantes, professores, colaboradores e comunidade envolvente.


DIA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL

O Dia da Responsabilidade Social é um momento simbólico anual promovido pela Universidade Europeia, pelo IADE e pelo IPAM, em que a comunidade académica é convidada a participar num projeto de voluntariado de cariz social e/ou ambiental. Neste Dia, assinalado no calendário escolar como um dia sem aulas, já participaram mais de 800 voluntários.

  • 2015 - Limpeza e Manutenção Florestal da Mata Nacional de Mafra
    Fotos >
    Vídeo >


PROJETOS

Ao longo de vários anos, o IADE tem colaborado com a Amnistía Internacional nas várias campanhas de sensibilização e angariação de fundos e de voluntários para a sua causa de defesa dos Direitos Humanos.

Através da Agência Escola, o IADE desenvolve projetos para instituições não-governamentais ou no âmbito da responsabilidade social e serviço à comunidade.

agencia-escola.png