empregabilidade

Academia de Competências

Um espaço por excelência do estudante

O mercado de trabalho atual exige cada vez mais pessoas com qualidades distintas, com capacidade de se adaptar de forma flexível e criativa à mudança. É nesta conjuntura que novos desafios se colocam às Instituições de Ensino Superior, reforçando a necessidade de um olhar mais otimista sobre as forças, as emoções e as capacidades humanas, contexto propício ao desenvolvimento da Academia de Competências da Universidade Europeia.

A Academia de Competências visa ser um espaço privilegiado de valorização e desenvolvimento de competências pessoais, sociais e éticas, essenciais ao sucesso pessoal e profissional dos estudantes, através da aprendizagem informal – learning by doing. Completamente centrada nos estudantes, no desenvolvimento das suas capacidades mas também na sua responsabilização, a Academia de Competências tem como objetivo criar uma atmosfera rica em conhecimento para que o potencial dos alunos possa emergir.

Na Academia de Competências da Universidade Europeia, o estudante é um ativo importante da produção de conhecimento, sentindo-se estimulado na sua aprendizagem e desafiado pela diversidade e incerteza a pensar estrategicamente, sempre em busca da autonomia necessária ao exercício da cidadania, das práticas profissionais e da sua evolução pessoal.

A Academia de Competências está assente em valores tais como:

  • Valorização e desenvolvimento dos estudantes - Criação de condições favoráveis e seguras para os estudantes se desenvolverem integralmente, identificando as necessidades de aperfeiçoamento técnico e comportamental e promovendo a sua melhoria, com ênfase na maximização do desempenho, na diversidade e fortalecimento de relações interpessoais e, de relação com as organizações, favoráveis à excelência.
  • Atuação em rede - Desenvolvimento de relações e atividades em cooperação entre estudantes ou instituições/organizações com interesses comuns e competências complementares.
  • Ética e Responsabilidade Social – Postura de transparência, lealdade e confiança dentro da Academia de Competências e no relacionamento com o exterior, caraterizada por uma forte responsabilidade face à Universidade, Sociedade e Mercado.
  • Inovação - Promoção de um ambiente favorável à criatividade, ensaio, experimentação e implementação de novas ideias capazes de “mudar o mundo”.
  • Atuar como parte integrante da Laureate - Potenciação do modelo académico. Juntos a nossa marca fica muito mais forte;

O propósito da Academia de Competências é formar pessoas proativas, empreendedoras, críticas, autónomas e cidadãs. Assim sendo, a sua Missão consiste em identificar, formar e colocar em rede estudantes “construtores da mudança” através de CLUBES DE ESTUDANTES.

E o que é um Clube de Estudantes?
É um grupo criado, organizado e gerido por alunos, através de atividades extracurriculares desenvolvidas sob a coordenação da Academia de Competências e que apresenta como objetivo primordial constituir-se como referência no processo de aprendizagem dos estudantes e agentes de mudança da Universidade Europeia.