Pós-Graduação
Visual Merchandising & Store Design

Pedir informações
Download da Brochura
Propina
Candidatura Online

PÓS-GRADUAÇÃO em Visual Merchandising & Store Design


Programa desenvolvido em parceria com o IPAM Lisboa

José António Rousseau

Coordenador do Curso

José António Rousseau

Fernando Manuel de Oliveira Ribeiro

Patrono do Curso

Fernando Manuel de Oliveira Ribeiro
Presidente do Popai Portugal
Membro Honorário do Graphic Instore Communication
Consultor de Empresas em POS

Apresentação

A Pós-Graduação em Visual Merchandising & Store Design foi desenvolvida para integrar de forma equilibrada e harmoniosa as vertentes teórica e prática.

Este programa pretende dotar os estudantes com as competências comerciais e técnicas imprescindíveis a esta atividade, que tem tanto de artística como de gestão e que trabalha com algumas das variáveis mais importantes dos modelos de negócio retalhistas alimentares e não-alimentares.

Quem pretender desenvolver as suas competências e criatividade para aplicar na sua atividade profissional retalhista, sendo já um profissional do setor ou candidato a tal, encontrará neste programa a melhor e mais completa opção para atingir os seus objetivos.

Pós-Graduação em Visual Merchandising & Store Design

Principais Benefícios

  • Utilização de metodologias “learning by doing”.
  • Competências de interpretação das tendências culturais do consumo e produção.
  • Aplicabilidade dos conhecimentos ao mundo real.
  • Desenvolvimento de capacidades de síntese e análise do processo criativo.
  • Prática laboratorial de renovação de instalações comerciais existentes.
destinatarios.jpg

Destinatários

Empresários ou trabalhadores da área do retalho alimentar ou não alimentar
que desenvolvam:

  • Funções de Marketing ou Comercial de nível superior e médio.
  • Funções de gestão de Áreas Funcionais como: Gestão de Produto, Vendas, Publicidade, Design, Merchandising, entre outros.
  • Profissionais de empresas que, não possuindo formação específica, assumem funções desenvolvidas na placa de vendas.

Testemunhos

Fernando Manuel de Oliveira Ribeiro

Desde os antigos cartazes de parede que muitos usavam e abusavam para anunciar tudo em qualquer local, nomeadamente mercearias, cafés, restaurantes e mesmo paredes de ruas, até aos dias de hoje em que predomina a luz e o som, muitos anos se passaram e muita evolução tecnológica foi feita. Hoje nos Grandes Espaços Comerciais vulgo Shoppings, e nos Super e Hiper mercados, passando por lojas de conveniência, a utilização do visual Merchandising é um facto a que não podemos fugir. Pena é que a sua intensa utilização esteja a tornar-se banal e hoje a novidade quase passa despercebida. Daí a criação de novos meios e métodos para voltar a atrair o consumidor, daí o regresso em parte a antigas opções que, por serem antigas, passam agora por inovadoras. É o ciclo a dar a volta.

Fernando Manuel de Oliveira Ribeiro

Patrono da Pós-graduação
Presidente do Popai Portugal, membro Honorário do Graphic Instore Communication, e Consultor de Empresas em POS.

testemunho4.jpg

Uma vez que entrei na Pós-Graduação logo após a minha Licenciatura, esta permitiu-me contactar com uma realidade diferente daquela que vivenciei durante a aquisição de conhecimentos na Licenciatura. Por outro lado beneficiei do facto de ter lidado com colegas que já estavam inseridos no mercado de trabalho, o que me enriqueceu na aquisição de conhecimentos. É óbvio que para tudo isto contribuiu o excelente quadro de professores que nos transmitiram conhecimentos ao longo destes meses. A possibilidade de confirmar os conceitos teórico-práticos in loco vieram sobre a forma de um estágio no El Corte Inglês.

Maria Aires de Sá

Alumni da Pós-graduação

 

 

 

 

Horário / Duração

Pós-laboral - 1 dia por semana / 9 meses

 

INÍCIO DO ANO LETIVO

Outubro 2017

Campus

Quinta do Bom Nome - Lisboa

 

Módulos 1 e 2

 

 

MÓDULO 1 - Gestão
UNIDADES CURRICULARES DOCENTE
Visual Merchandising & Store Design Summit José António Rousseau
Retail Management José António Rousseau
Trends & Consumer Culture Sofia Dias
Conceção de Espaços I Nuno Vidigal

 

 

MÓDULO 2 - Comunicação e Merchandising
UNIDADES CURRICULARES DOCENTE
Design e Tecnologias de Comunicação em Ambiente de Loja Luís Carvalho
Merchandising Luís Lança

Módulos 3 e 4

 

 

MÓDULO 3 - Conceção e Design
UNIDADES CURRICULARES DOCENTE
Conceção de Espaços II António Cruz Rodrigues
Retail Design Marco Rocha

 

 

MÓDULO 4 - Workshop
UNIDADES CURRICULARES DOCENTE
Técnicas de projeto workshop Pedro Costa
Técnicas e Especializações
Técnicas de vitrinismo Anabela Viçoso